quinta-feira, 5 de julho de 2012


Culturas Indígenas em Museus: subsídios para práticas educativo-culturais em espaços formais e não-formais de ensino

Este foi o título da apresentação realizada por integrantes do Setor de Ação Educativa do MARS no dia 15 de maio, durante o Curso de Formação Continuada na Lei Nº 11.645/08,  promovido pela PROREXT/UFRGS, DEDS/UFRGS e Museu da UFRGS.
Durante o encontro, que contou também com a participação do Museu do Índio e do Museu da UFRGS, apresentamos algumas atividades culturais e educativas, relacionadas à temática indígena, promovidas pelo Museu Antropológico durante a atual gestão da instituição.
Aqui, destacamos o Projeto Abril Indígena do MARS-2011, sob o qual o Museu promoveu a vinda da Exposição “Kadiwéu, Ofayé e Urubu Ka’ apor: Os Índios de Darcy Ribeiro” (MI/RJ), as Oficinas de Artesanato Indígena Guarani e Kaingang e o Seminário “Memórias e Patrimônios Culturais nas Terras Baixas da América do Sul”.
A partir de uma perspectiva intercultural e à luz da promulgação da Lei Nº 11645/08, as atividades visaram à promoção de diálogo e reflexão acerca de questões que perpassam a temática indígena. Além das ações mencionadas acima, apresentamos ao público participante, em sua maioria professores, o Projeto Museu Antropológico Itinerante, a partir do qual desenvolvemos algumas ações-piloto em escolas no ano de 2011. 



Da esquerda para a direita: a Cacica Charrua Acuab, o diretor do MARS, Walmir Pereira, Leonir Xokleng Zagaua e João Fortes Kaingang, durante o Seminário realizado em maio de 2011.



 
Oficina de Artesanato Indígena Kaingang, realizada no dia 30/04/11.




Nenhum comentário:

Postar um comentário