quarta-feira, 8 de maio de 2013

TRADIÇÃO UMBU

A tradição Umbu é marcadamente caracterizada pela presença de pontas de projétil e de uma indústria lítica com lascas recompostas.
Os grupos pertencentes à Tradição Umbu ocupavam áreas de vegetação não muito fechada, em campos de bosques mistos, ou nas bordas da floresta subtropical. Dispersaram-se em várias áreas, principalmente na planície sul e nas zonas contínuas à encosta do planalto.

               Sua alimentação era baseada na caça e complementada com a coleta de frutos e raízes. Os artefatos desta tradição se caracterizam por serem lascados, com retoques por pressão. Os antepassados dos charruas e minuanos teriam sido portadores dessa tradição, cujos vestígios arqueológicos mais antigos receberam datações que recuam há 9 mil anos A.P. (antes do presente).
 
 As bolas de boleadeira são peças líticas finamente trabalhadas em pedra, possuindo na sua porção média um sulco que permite amarrar uma tira de couro ou de fibra vegeta. Poderiam ser de uma, duas ou três bolas. A primeira, conhecida como "bola perdida" era apenas uma bola lisa ou , mais frequente, uma mamilar, composta por várias pontas, conhecida como "rompe cabeça".
As boleadeiras com duas ou três bolas eram geralmente utilizadas na caça tanto da ema (Rhea americana) como de outros animais. Seu uso foi difundido pelos grupos indígenas do pampa brasileiro e uruguaio e, dada sua eficiência, acabou sendo incorporada como artefato típico da cultura gaúcha, sendo utilizada até hoje em exibições artística.

*trecho TRADIÇÃO UMBU retirado do Catálogo do Acervo Arqueológico e Etnográfico Museu Antropológico do Rio Grande do Sul

Catálogo do acervo arqueológico&etnográfico/Coordenação de Walmir Pereira.-Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (CORAG), 2012.

Um comentário:

  1. Bom dia Senhores.
    Encontrei um sítio arqueológico da tradição Umbu. Coletei cerca de 50 utensílios como, pontas de flechas, lanças, machadinhas, cortadores, raspadores e agulhas. Todos de pedra lascada.
    Como fazer para obter uma datação ou verificação de época?
    As peças foram achadas na superfície. Deveria continuar uma escavação?

    ResponderExcluir