segunda-feira, 5 de agosto de 2013

KITS PEDAGÓGICOS NA TEMÁTICA INDÍGENA

Este mês é marcado pela passagem do Dia Internacional dos Povos Indígenas – 9 de agosto. Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, a partir de encontros e reuniões com lideranças na sede da organização, em Genebra, e que é representativa das lutas dos povos indígenas de diferentes continentes pela garantia de seus direitos. Clique no link para acessar a mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unescos_pledge_on_international_day_of_the_worlds_indigenous_peoples/#sthash.JsM7PSe1.rECmMABV.dpuf

A Lei 11.645/08, que institui a obrigatoriedade do estudo de História e Culturas Indígenas nos currículos das redes oficiais de ensino, também é fruto desta mobilização. E os museus, enquanto instituições não formais de educação, querem contribuir com os educadores na implementação desta lei. Mais do que isto, são parceiros e interlocutores no processo que visa à construção de um patrimônio para a interculturalidade (BERGAMASCHI, M. A., 2012:70).

Assim, a partir deste mês o MARS disponibilizará a professores e demais educadores interessados o empréstimo de kits pedagógicos na temática indígena. São caixas que reúnem objetos de arte indígenas, como esculturas e cestaria, além de materiais impressos e audiovisuais. A ação educativa será acompanhada de uma formação, por meio da qual será possível discutir e refletir sobre questões relevantes relacionadas à problemática indígena na contemporaneidade. A ação educativa referente a Lei 11645  contará com a presença de um palestrante indígena convidado para dialogar com o público.  

                                                                                                                                                                        























A atividade está programada para o dia 22/08, no turno da tarde. Agende-se!
Em breve divulgaremos mais informações!
Atenciosamente,
Equipe do MARS                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário